Perguntas Frequentes
Qual o escopo da Revista Uniciências?
A Uniciências é um periódico técnico e publica artigos técnicos nas Áreas de Ciências Agrárias, Ciências Biológicas e da Saúde, Ciencias Ambientais e Ciências Humanas. É uma publicação multidisciplinar, que objetiva a disseminação do conhecimento, possibilitando maior visibilidade aos avanços tecnológicos.
O artigo fora do escopo e/ou fora das normas será automaticamente recusado.
Como publicar na Revista Uniciências?
É necessário acessar a página da revista e consultar as Diretrizes para Autores (Sobre>Submissão>Diretrizes aos autores). É importante conferir se seu artigo atende aos critérios exigidos pela revista. Se o artigo atender aos critérios da Revista, o artigo deverá ser submetido no site da Revista, na opção “Submissão”.
Há cobrança de taxas para submissão e/ou publicação dos artigos?
Não há custo para submissão e nem publicação.
Quem pode submeter/publicar na Revista Uniciências?
Para artigos de alunos de graduação, é necessário que ao menos um dos autores seja docente de curso de graduação e/ou mestrado/doutorado. A prioridade de publicação será dada a artigos em que um dos autores tenha vínculo com Programa de Pós-Graduação.
Qual tempo de tramitação (submissão/aceite) de um artigo?
O prazo máximo é de 180 dias a contar da data de submissão.
Posso submeter mais que um artigo na Revista Uniciências?
O autor somente poderá submeter um novo artigo em uma Revista quando o artigo anterior já tiver sido aceito/não aceito.
A Revista disponibiliza template (modelo) do artigo para submissão do manuscrito?
A Revista não oferece template. Os autores devem consultar as normas de publicação na aba “Diretrizes para Autores” da revista (Sobre>Submissão>Diretrizes aos autores). Artigos fora do escopo e normas serão automaticamente recusados.
O autor pode indicar/sugerir um consultor ad hoc?
Sim. O consultor ad hoc indicado deve ter formação acadêmica de doutorado. O Conselho Editorial irá verificar o currículo do consultor e se atender as exigências da revista, o artigo será enviado para avaliação.
Como faço para participar como consultor ad hoc?
Apenas doutores podem atuar como consultores ad hoc na revista. O cadastro de consultor é feito no Portal de Periódicos da Kroton, na aba “Cadastro”. Após a realização do cadastro, o consultor deve acessar sua conta clicar no ícone do usuário > Editar Perfil > Papéis > Registre-se em outras revistas > Inserir área de interesse para avaliação.
É necessário apresentar parecer de aprovação de um Comitê de Ética?
Toda pesquisa que envolve seres humanos deve ser submetida a um Comitê de Ética (CEP) e estar de acordo com as Resoluções CNS 466/2012 e 510/2016. Sendo assim, os autores devem apresentar no artigo o número do protocolo de aprovação do comitê de ética, no item referente a materiais e métodos. Em pesquisas com uso de animais, os autores deverão apresentar também o parecer de aprovação do CEUA (Comitê de Ética em Uso de Animais). Artigos que necessitam de aprovação por CEP ou CEUA, se não tiverem protocolo de aceite serão recusados.