Avaliação Psicológica para o Porte de Arma: Práxis e Aspectos Conceituais

Autores

  • Cristiano Santos de Caires Faculdade Medicina do ABC. SP, Brasil.
  • Jaqueline Batista Rocha Universidade São Caetano do Sul. SP, Brasil.
  • Nathalia Rios Souza Universidade São Caetano do Sul. SP, Brasil.
  • Luana Galdino Medeiros de Melo Universitário UniAnhanguera. SP, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/1415-5141.2022v26n1p42-50

Resumo

O presente estudo buscou compreender a atuação do profissional de psicologia, no contexto da avaliação psicológica para o porte de arma, descrevendo suas principais características, apresentando os elementos quanto a inserção do profissional na área, apontando os principais instrumentos, atualmente, utilizados frente à demanda, e refletindo acerca de vicissitudes atinentes ao cenário atual, e os impactos diretos para atuação do psicólogo nesse contexto. Por meio de uma revisão bibliográfica, foram observados os construtos e instrumentos indicados, a legislação vigente que rege a atuação e as diretrizes, por meio de normativa e resoluções do Conselho de Classe para particularizar o direcionamento do trabalho do psicólogo nessa área. Por fim, concluiu-se que se faz necessária uma maior atenção, tanto por parte dos profissionais atuantes na área, no que tange à produção de conteúdo acadêmico sobre o tema, quanto no próprio posicionamento do Conselho Federal de Psicologia (CFP), que ainda atua, de forma bastante discreta e pouco eficiente, na atenção de particularidades e desafios profissionais nesta área de atuação.

 

Palavras-chave: Avaliação Psicológica. Porte de Arma. Psicologia. Política Pública.

 

Abstract

This study sought to understand the role of the professional in psychology, in the context of psychological assessment for having a gun permit, describing its main characteristics, presenting the elements regarding the insertion of the professional in the area, pointing out the main instruments currently used in view of the demand, and reflecting on the vicissitudes pertaining to the current scenario, and the direct impacts on the psychologist's performance in this context. Through a bibliographical review, the indicated constructs and instruments, the current legislation that governs the performance and the guidelines were observed, through standards and resolutions of the class council to single out the direction of the psychologist's work in this area. Finally, it was concluded that there is still discreet attention both on the part of professionals working in the area, regarding the production of academic content on the subject, and on the position of the Federal Council of Psychology (CFP), which still works in very discreet and inefficient way in the attention of particularities and professional challenges in this area of expertise.

 

Keywords: Psychological Assessment. Gun Permit. Psychology. Public Policy.

Biografia do Autor

Cristiano Santos de Caires, Faculdade Medicina do ABC. SP, Brasil.

Mestre em Saúde Coletiva; Especialista em Psicologia do Trânsito; Especialista em Gestão na Saúde; especialista em avaliação psicologica; especialisando pós graduação em Neuropsicoloiga; graduado em Psicologia pelo Centro Universitário de Santo André - UniA(06/2009). Sócio Proprietário da CSC Clínica de Psicologia e Especialidades Médicas. Experiencia como Coordenador de Atividades Psicológicas e Consultor em Avaliação Psicológica. Além de experiência na área de Psicologia clínica, saúde mental (CAPS), saúde do idoso, tratamento a dependentes químicos, acompanhamento em pesquisa sobre violência infantil, obesidade infantil, saúde da mulher e projetos sociais voltados para capacitação profissional.

Downloads

Publicado

2022-06-23

Como Citar

CAIRES, Cristiano Santos de; BATISTA ROCHA, Jaqueline; SOUZA, Nathalia Rios; GALDINO MEDEIROS DE MELO, Luana. Avaliação Psicológica para o Porte de Arma: Práxis e Aspectos Conceituais. UNICIÊNCIAS, [S. l.], v. 26, n. 1, p. 42–50, 2022. DOI: 10.17921/1415-5141.2022v26n1p42-50. Disponível em: https://uniciencias.pgsscogna.com.br/uniciencias/article/view/9826. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos